top of page

Como funciona o Tarot Terapêutico nas Terapias Holísticas

  • Foto do escritor: Li Alves
    Li Alves
  • 28 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Muitas pessoas têm curiosidade para entender um pouco como funciona o tarô terapêutico nas terapias holísticas, então resolvi falar um pouco mais sobre esse trabalho que utilizo em algumas consultas holísticas na SSintonize.


Tarot de Marselha - Tarot Terapêutico

Então, para desmistificar a interpretação dos arquétipos nas terapias holísticas, os mesmos, não possuem vínculos a nenhuma religião, não há adivinhações e sim uma significação vinda de simbologias que possuem uma energia intocável, são conhecimentos ancestrais e como dizia Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta, faz parte do nosso inconsciente coletivo, pois os símbolos formados constituem significados que foram criados e personificados através dos tempos.

Quando falamos sobre o tarot terapêutico a metodologia a ser utilizada está no modo de interpretação das cartas. Ao tirá-las nos contam uma história que possui significado próprio para o cliente.

Ao olhar para o tarot, isto é, o jogo,conseguimos analisar a situação em que o cliente se encontra e quais são as possibilidades e oportunidades que estão a sua volta, a fim de melhorar sua vida nas áreas da saúde, trabalho, relacionamentos, estudos, descoberta de si mesmo, entre outros aspectos.

Quando acessamos o tarot, "chaves" são apresentadas para uma analise mais aprofundada da situação ou necessidade do cliente. Exatamente nesse momento, acontece as orientações vindas dessa simbologia própria, auxiliando principalmente, aquele cliente que tem dificuldades de se expressar.

Como podemos observar, esse método não constitui adivinhação e sim orientações, aconselhamentos, pois, as situações são mutáveis de acordo com ações do cliente, portanto, adivinhar o futuro não cabe nessa proposta. Sendo assim, solidifica-se em uma maravilhosa ferramenta de análise e reflexão nos atendimentos holísticos, proporcionando o olhar para si - autoconhecimento.

Cada carta, foi criada e desenvolvida através de objetos, cores, personagens e situações, são ricas em detalhes que formam um conjunto de informações denominadas arquétipos.

Lenormand - Tarot Terapêutico

Essa força energética e de significados, nos dias atuais, permanecem os mesmos de quando foram criadas. E se acionadas provocam um despertar, algo que estava no inconsciente podendo vir a luz através do que chamamos - sincronicidade - conceito este também desenvolvido por Jung.

Assista o vídeo:

Para finalizarmos podemos concluir que o tarô terapêutico:

*Auxilia no desenvolvimento como a pessoa em sua totalidade promovendo o autoconhecimento;

*Aconselha de modo peculiar sobre determinadas ações diante do contexto atual do cliente;

*Corresponde a um canal de comunicação com a consciência;

*Auxilia na compreensão da vivência considerando passado, presente e provável futuro. Faz a relação causa e efeito;

*Tarot não é previsão é direcionamento;

*Mostra o caminho independentemente da crença de cada um;

*Não possui ligação com religião;

*Coincidências não existem mas sim a sincronicidade;

*São considerados arquétipos que nos auxiliam como chaves onde existe o despertar para determinadas reflexões;

*A participação do cliente é muito importante onde o mesmo, traz suas dúvidas, anseios e motivações, bem como a participação de quem interpreta, nesse caso o terapeuta que empresta sua intuição sensibilidade e sabedoria;

*Ao dispor as cartas de tarot é preciso que haja concentração (terapeuta e cliente) para que a energia possa fluir e ser observada nos arquétipos;

*Quanto ao intervalo de uma tiragem a outra é preciso observar os acontecimentos, caso o curso da história for alterado por algo não previsto ou que não apareceu no jogo, pode sim, ter uma nova abertura das cartas.

Para saber informações sobre consultas, online e presenciais, ou dúvidas entre em contato: 77 981072133


Beijos de Luz! ☾☀

Comments


bottom of page