Criança - Meditação um maravilhoso Presente
- Li Alves
- 1 de out. de 2019
- 4 min de leitura
No mês de outubro é comemorado o dia das crianças e os pequeninos estão cada vez mais agitados e dispersos. A única coisa que acalma e concentra é o famoso celular ou tablet ... enfim, talvez seja mais comodidade para os pais. Isso é uma outra discussão.

Percebemos que as crianças se distraem e se acalmam momentaneamente, no entanto, quando retiramos seus “brinquedinhos” os mesmos se sentem ansiosos, nervosos e etc., são várias as reações.
Segundo a BBC, especialistas canadenses e americanos dizem que crianças não devem usar telas antes de completar 18 meses de idade.
O excesso de uso aos aparelhos eletrônicos é tão grave que pode causar consequências negativas no desenvolvimento cognitivo, social e para a saúde, desenvolvendo a obesidade e até depressão, de acordo com o Portal Drauzio Varella.
Já que queremos filhos mais tranquilos e equilibrados, porque, não optar por terapias naturais e técnicas integrativas e complementares como, por exemplo, a meditação.
Caminhar no parque, ficar mais próximo à natureza faz um bem danado, imagina isso tudo aliado à meditação.

Aproveite o dia das crianças para comemorar de um modo diferente, convide seu filho (a) e medite.
Para meditar, principalmente os iniciantes, é preciso aquietar a mente. Se os pensamentos surgirem, deixe-os ir, concentre-se em um ponto específico, como por exemplo uma cor, nas batidas do coração, na respiração ou outros.

Utilize a respiração como forma de relaxar o corpo e a mente. Conte uma estória e sinta se seu filho acompanha com concentração. Essa estória, pode ser uma técnica para dar início à prática. Colorir, desenhos ou mandalas, também é uma sugestão.
Comece aos poucos, durante 1, 5 ou 10 minutos no início é mais que suficiente, devemos levar em conta a maturidade da criança, depois aumente o tempo gradativamente, respeitando o limite de cada criança. Não pode haver imposição.
Alguns dos benefícios para crianças que meditam:
- Acalma e relaxa o corpo
- Aumenta a concentração e o foco
- Desperta a intuição e a sabedoria
- Ajuda a lidar e controlar as emoções
- Auxilia na superação da raiva, do medo, da inquietude e da ansiedade
- Produz quietude mental
- Desenvolve o autocontrole e a capacidade de lidar com conflitos
- Inspira a capacidade de perdoar e de aceitar o outro
- Motiva a cultivar bons pensamentos
- Ajuda a acessar as qualidades da alma
- Incentiva o cultivo dos bons hábitos
- Conduz o praticante a um estado de felicidade permanente

Enfim, com tantos benefícios a meditação também pode auxiliar ao combate do estresse, na melhora do sono, minimiza os sintomas de TDAH e ajuda a lidar com sentimentos quando vítimas de "bullying" ou problemas familiares. Infelizmente, situações muito comuns, como essas, estão fazendo cada vez mais parte da realidade das crianças, hoje em dia.
Para encorajar a prática da meditação com crianças, confira uma técnica de meditação, visto no site Revista Crescer, cuja autora Maria Clara Vieira, menciona uma estória fornecida pelo professor João Carlos Soares, do Yoga com Histórias. Narre à criança, de forma calma e pausada:
"Feche seus olhos e me acompanhe nessa jornada! Sinta seu corpo confortável, suas costas esticadas e seu rosto completamente relaxado. Respire bem devagar como se seu corpo fosse um imenso balão a se encher. Solte o ar devagar como se o seu corpo fosse um imenso balão a se esvaziar.
Encha o balão. Esvazie o balão.
Encha o balão. Esvazie o balão
Agora, sua mente está tranquila e pronta para passear pelo mundo da imaginação. Gostaria de lhe apresentar um amigo muito especial! Um antigo mago, que viajou por toda a Índia e aprendeu muitas coisas interessantes. Com suas barbas compridas e bochechas rosadas, sempre foi respeitado por todos, em todos os lugares do mundo, pois seus poderes mágicos, sua sabedoria e sua bondade já ajudaram muitas e muitas pessoas.
Ele traz com ele uma pedra, coloca em suas mãos e pede para que você a segure. Sinta a pedra com suas mãos. Toque, explore. Sinta sua forma. Sinta sua textura. Sinta sua temperatura. Perceba se ela é lisa, quente ou fria, grande ou pequena. O mago pede que você segure a pedra com as duas mãos e sinta tudo que você consegue perceber. Esta pedra foi criada pela Mãe Terra há muito, muito tempo atrás e traz dentro dela a força de todo este tempo: uma grande e poderosa energia!
Perceba que, ativada pelo toque de suas mãos, pelo seu poder pessoal, toda esta força se ativa, torna-se novamente viva. Sinta como a pedra brilha intensamente. Perceba que ela se transforma em um lindo cristal. O cristal tem o poder de enviar energia para todo o seu corpo! Sinta seu corpo forte e vivo! Sinta seus pensamentos tranquilos e inteligentes. Sinta a força viva dentro de você.
Perceba que a energia de todas as coisas da vida também está presente dentro de você. E sentindo toda esta magia dentro de você, permaneça em silêncio [pausa de alguns minutos].
Agora, perceba novamente sua respiração, seu corpo e vá retornando lentamente.
Namastê. Tudo de bom para você. Tudo de bom para mim. Tudo de bom para todos nós".
Agora é sua vez, crie uma estória que envolva seu pequeno (a), aproveite para começar a meditação nesse mês que é das crianças e tenha seu filho (a), mais tranquilo (a) e equilibrado (a), aproveitando cada momento, com mais calma e alegria principalmente na hora de abrir os presentes.

Em breve a SSintonize - Li Alves Terapeuta Holística, em #VitóriadaConquista, Bahia, haverá oficina de meditação para crianças. Saiba mais enviando uma mensagem ou ligue para (77) 98107-2133.
Gratidão!
Beijos de Luz!
Fonte:
Site Revista Crescer
Site BBC
Portal Drauzio Varella
Crispitanga.com.br
Comments