Quem nunca se encantou com a beleza e a perfeição de uma Mandala? Pois é, pensando nesse poder concentrado de energia em movimento resolvi escrever este post.
Origem e Significado
As primeiras mandalas surgiram no Tibete, aproximadamente no século VIII, vistas como algo sublime e sagrado, nessa época eram utilizadas em momentos de meditação e oração, consideradas circunferências mágicas com grande poder de concentração de energia.
Mandala SSintonize - Iluminar
Representa a ação de libertar-se. Agir com sabedoria. Luz interior. Sucesso e prosperidade.
Estão presentes em várias culturas e religiões, como:
Símbolo Yin e Yang dos chineses,
Yantras indianos - ferramentas altamente eficientes para a contemplação, a concentração e a meditação;
Thangkas Tibetanos - Pinturas, manifestação artística religiosa que os budistas usam para representar seus deuses, mandalas (utilizadas como ferramenta de meditação) e figuras históricas;
Vitrais das catedrais católicas, e em várias outras representações.
Na maioria das vezes, sua forma é circular, inclusive a palavra Mandala vem do sânscrito cujo significado é círculo, e essa forma geométrica significa concentração, movimento, equilíbrio, energia, o início e a expansão. Se compararmos com o início de qualquer cidade, ela se originou de um ponto central ou marco zero e deste ponto houve a concentração e expansão, o ponto na mandala significa o centro, o início e a partir dele tudo se desenvolve. Como podemos perceber a mandala é simbólica e subjetiva.
“Antessala da mandala: A mandala é sempre um desenho dentro de um círculo... Mas, pela necessidade arquitetônica de termos a ornamentação quadrada, muitas vezes produzimos a então mandala com antessala. O formato do quadrado representa o mundo material, pois ele, entre outras, é feito dos 4 elementos e orientado pelos 4 pontos cardeais. Do mesmo modo, nós também temos 4 lados (frente, costas, direita e esquerda), e assim nos situamos no mundo. Então, a mandala que contém a antessala é composta de mais uma camada de proteção. Logo, seu possuidor será mais protegido, primeiro pelas emanações do mundo material, depois pelas do mundo das ideias.” (http://www.mosaico.arq.br)
Para que serve?
Serve para restabelecer o equilíbrio interior e quando esse equilíbrio é alcançado, de maneira energética, começa a se expandir. A ideia da meditação com mandala é exatamente esta: encontrar-se interiormente para depois expandir-se. Conheça-te verdadeiramente e mostre-se para si.
Além de ser utilizada de forma terapêutica, uma ferramenta para descobertas interiores e exteriores ao nosso ser, também pode ser utilizada para harmonizar o ambiente, através de suas cores e formas geométricas.
Como escolhê-la?
A mandala pode ser confeccionada pela própria pessoa que a utilizará ou comprada. Para confeccioná-la use sua intuição, olhe para dentro e veja, expresse seus sentimentos através das formas e cores, dê um nome a ela e sinta seu significado. Caso prefira comprar, escolha aquela que te passe uma boa energia, sensação de paz, saúde ou prosperidade, de acordo com seu momento, nesse momento é melhor ouvir sua intuição.
Mandala SSintonize - Yin Yang
Representação da unidade em sua dualidade. O equilíbrio do universo. O equilíbrio interior. O movimento circular entre um ponto e seu oposto.
Inscreva-se em nosso site. Em breve teremos curso de mandala.
Beijos de Luz! ☾☀
Comments