Outubro Rosa
- Li Alves
- 1 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Todos sabemos sobre o que está por detrás dessa simbologia. Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo divulgar a importância do autocuidado e exames preventivos à respeito do câncer de mama.

A criação do Outubro Rosa aconteceu nos Estados Unidos, onde várias cidades no mês de outubro adotavam ações de conscientização e estimulavam a todos a participarem da luta contra o câncer de mama.
O laço rosa, em 1990, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído pela mesma aos participantes da primeira corrida pela cura realizada em Nova York.
No decorrer dos anos a campanha foi adotada mundialmente e no Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002.
Enfim, Outubro Rosa simboliza o cuidado às mulheres retratando a importância do autoexame e do exame da mamografia. A campanha ajuda a fortalecer e incentivar todas mulheres a procurarem atendimento especializado.
Segundo o INCA - Instituto Nacional de Câncer, as estatísticas para a doença ainda está no topo das pesquisas. O câncer de mama, em 2018, representa 29,5% em localização primária da doença, correspondendo a 59.700 novos casos, na sequência temos o câncer de cólon e reto com 9,4% e colo do útero 8,1%.
De acordo com as estatísticas acima, os cuidados preventivos são de extrema importância, pois se a doença é descoberta em seu início, a cura é possível. No entanto, é imprescindível tomar alguns cuidados que auxiliarão a saúde e o bem-estar:
- Ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal
- Faça atividades físicas
- Ter hábitos saudáveis de vida em seu dia a dia como evitar o fumo e o álcool.
Como fazer o autoexame:

1- Primeiramente utilize seu olhar. A observação do nosso corpo é muito importante, pois possibilita encontrar algo diferente. Observe-se dia a dia.

2- Agora utilize o tato. O melhor momento para fazer o autoexame é na hora do banho.
Coloque um dos braços por trás da cabeça, toque e apalpe pressionando os seios em busca de algo diferente. Por fim, pressione os mamilos e verifique se eles expelem algum líquido de coloração vermelha ou anormal.
Podemos fazer também o autoexame deitada posicionando uma das mãos sob a cabeça e com os dedos da outra mão, pressione gentilmente no sentido de fora para dentro com um movimento espiral. Fique atenta com alguma modificação.
Caso suspeite de alguma anormalidade busque por ajuda especializada.
Fontes:
Comments