De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar, porém, a maioria das pessoas não conseguem enxergar a saúde em sua totalidade.
A doença é percebida quando a mesma se apresenta em forma de dor, infecção, inflamação, febre, sintomas que merecem atenção e uso de medicamentos prescritos por um médico.
No entanto, para alcançar a saúde em sua plenitude é preciso de equilíbrio. Sob um olhar holístico e sistemático, o ser humano é composto de diversos sistemas interligados e interdependentes, isto é, ao perceber o micro, e a infinidade de sistemas conectados e formando conexões encontra-se no macro, o ser integral. Portanto, todos esses sistemas devem estar equilibrados para que haja saúde, ou seja, deve-se estar bem fisicamente, mentalmente, emocionalmente, socialmente e espiritualmente.
Quando o físico, a mente, as emoções, as relações intra e interpessoal e o desenvolvimento de nosso ser interno, ou seja, a espiritualidade estão em harmonia, passamos pela vida com mais leveza e serenidade, com coragem para enfrentar os desafios diários. As soluções aparecem com mais facilidade, pois as angústias, preocupações, medos, entre outros podem sim existir, mas, sabemos lidar com todas essas emoções e pensamentos.
Se a mente é calma o corpo se acalma.
Muitas pesquisas revelam sobre as doenças psicossomáticas - quando o corpo reclama pode haver algo além do físico. Quando estuda a metafísica da saúde percebe-se não o sintoma mas, sim a causa. Por exemplo: uma dor de estomago se não cuidada pode virar uma gastrite. O médico fará a consulta e prescreverá um medicamento para sanar tal sintoma. O terapeuta holístico buscará a causa da dor que poderá ser um desequilíbrio energético complementando o tratamento.
Todavia, no dia a dia, manter o equilíbrio é difícil, basta verificar a sociedade que atualmente encontra-se estressada, ansiosa e impaciente. Na maioria das vezes o equilíbrio de si mesmo não é possível pelo modo de pensar - crenças limitantes - autossabotagem e outros.
As terapias holísticas agem exatamente, como técnicas terapêuticas, para manter o equilíbrio dos corpos vistos e não vistos, auxiliando o indivíduo de forma integral e complementar através das terapias naturais e não invasivas afim de manter o bem-estar e a harmonização do ser em sua totalidade.
Beijos de Luz!
Li Alves - Terapeuta Holística
CRTH-BR 3227
https://lialvesth.wixsite.com/ssintonize
Instagram: @lialves.th
Comments