top of page
Foto do escritorLi Alves

Série Simbologia - Hexagrama

Mais um símbolo importante na representatividade da união dos opostos. A origem da palavra vem do grego e significa:


Hexa = seis e grama = linha
 

Portanto a figura pode ser formada por seis linhas.


Hexagrama

No I Ching, filosofia oriental, o hexagrama é representado de forma linear. São várias figuras formadas por 6 linhas (inteiras ou cortadas), utilizadas como oráculo desde a antiguidade, cujo objetivo principal é o despertar para um conhecimento superior.


São 64 símbolos representados pela natureza – céu e terra, fogo e água, lago e vento, montanha e trovão evidenciando os ciclos universais e suas mutações. É a partir dos oito trigramas que se constroem os hexagramas.


Na história, o hexagrama também é representado pela estrela de 6 (seis) pontas, no entanto, é uma figura formada por 2 (dois) triângulos contrários. Sendo assim indica que é possível a interação entre os opostos, como por exemplo: divino e homem, céu e terra, água e fogo entre outros.


No encontro dos opostos há uma poderosa energia. O equilíbrio entre os extremos.


Para os Judeus sua representatividade é simbolizada pela fé, recebendo o nome de Estrela de David.


Também é um simbolo de energia muito poderosa usadas por esotéricos.


A tradição hindu, temos o Iantra, representando a união de Kali e Shiva, representada pela união dos dois triângulos.


Encontramos no símbolo do Chakra cardíaco, Anahata, a flor de lótus de 12 pétalas e no centro a estrela de seis pontas representando o encontro, ou ponto de equilíbrio entre a mente e o espírito. A mente representa a razão e as questões materiais, o espírito representa a conexão com o divino, encontrando em si mesmo sua própria essência divina.





O hexagrama também pode aparecer entrelaçado como o Selo de Salomão e seu significado está associado à criação primordial e à harmonia dos princípios feminino e masculino que regem o Universo.


Também temos o hexagrama Unicursal, utilizado em magia branca representa a sabedoria, força espiritual e a eternidade. Possui esse nome pois seu traço é unicursal - unica linha de modo contínuo. Desse modo seu simbolismo indica que nem uma força pode quebrar esse escudo de proteção.


Pode ser encontrado com um trevo de cinco folhas, utilizados pela seita de Thelema criada em abril de 1904 por Aleister Crowley.


Percebe-se que há nos símbolos muitos significados e energias impressas, bem como em gráficos, objetos, números, etc., assim como na geometria sagrada, mandalas, radiestesia e outros. Antes de usá-los deve-se conhecer as energias contidas nesses símbolos, pois ali já existe uma egrégora formada ao longo da história através de nossos antepassados.


O ideal é que se conheça qual energia está aliada ao símbolo que propôs utilizar, seja como proteção, defesa ou amuleto assim poderá fazê-lo de forma consciente. Claro sempre utilizando de forma positiva - para um bem maior.



Gratidão!


Beijos de Luz! ☾☀


Li Alves

Terapeuta Holística

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page