Na história da humanidade muitos objetos, animais, figuras geométricas entre outros, foram ganhando grandes significados ao longo dos tempos por nossos antepassados que perduram até os tempos atuais.Esses símbolos contém e representam uma forte energia, agregada ao conhecimento coletivo ou determinada cultura.
Hoje falaremos sobre a Águia, um dos símbolos esotéricos mais antigos da humanidade. Esse lindo pássaro se identifica com a nobreza e o poder divino.
Existem diversos significados:
Para os cristãos, simboliza a ascensão de Jesus;
Na Roma antiga, ver uma águia voando significava a elevação da alma de um soberano após a morte de um corpo físico, sua imagem era utilizada pelo exército romano e suas legiões.
Entre os gregos representava a força e a espiritualidade - também era o animal favorito de Zeus.
Por sua capacidade de voar muito alto está associada ao Sol, ao esplendor, à nobreza e à elevação espiritual.
Todo o simbolismo possui dualidade, ou seja, significados opostos, como por exemplo: Na bíblia essa ave de rapina representa força, poder e está associada à proteção, quando representa Deus que protege seu povo embaixo de suas asas. Mas, também, ao perigo representado por exércitos muito poderosos. É citada em vários trechos da bíblia - inclusive no salmo 103:
1 Bendiga o Senhor a minha alma!
Bendiga o Senhor todo o meu ser!
2 Bendiga o Senhor a minha alma!
Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
3 É ele que perdoa todos os seus pecados
e cura todas as suas doenças,
4 que resgata a sua vida da sepultura
e o coroa de bondade e compaixão,
5 que enche de bens a sua existência,
de modo que a sua juventude
se renova como a águia.
6 O Senhor faz justiça
e defende a causa dos oprimidos.
7 Ele manifestou os seus caminhos a Moisés;
os seus feitos, aos israelitas.
8 O Senhor é compassivo e misericordioso,
mui paciente e cheio de amor.
9 Não acusa sem cessar
nem fica ressentido para sempre;
10 não nos trata conforme os nossos pecados
nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.
11 Pois como os céus se elevam acima da terra,
assim é grande o seu amor
para com os que o temem;
12 e como o Oriente está longe do Ocidente,
assim ele afasta para longe de nós
as nossas transgressões.
13 Como um pai tem compaixão de seus filhos,
assim o Senhor
tem compaixão dos que o temem;
14 pois ele sabe do que somos formados;
lembra-se de que somos pó.
15 A vida do homem é semelhante à relva;
ele floresce como a flor do campo,
16 que se vai quando sopra o vento;
tampouco se sabe mais o lugar que ocupava.
17 Mas o amor leal do Senhor,
o seu amor eterno, está com os que o temem
e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,
18 com os que guardam a sua aliança
e se lembram de obedecer aos seus preceitos.
19 O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus,
e como rei domina sobre tudo o que existe.
20 Bendigam o Senhor,
vocês, seus anjos poderosos,
que obedecem à sua palavra.
21 Bendigam o Senhor todos os seus exércitos,
vocês, seus servos, que cumprem a sua vontade.
22 Bendigam o Senhor todas as suas obras
em todos os lugares do seu domínio.
Bendiga o Senhor a minha alma!
No trecho em destaque fala-se sobre a renovação. Acredito esse ser um dos motivos do surgimento da lenda - renovação da águia - processo que dura em torno de 150 dias, muito utilizada para auto-ajuda.
Diz a lenda que...
“A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo. ...Nessa situação a águia só tem duas alternativas:
Deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão. ...Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas.
Após cinco meses, “Esta Renascida”, sai para o famoso voo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos".
No Egito antigo, na época dos faraós, os mesmos utilizavam a águia como simbolo do poder e sabedoria.
No xamanismo, a águia representa a energia do Grande Espírito - fazer a conexão com o divino. É conectar-se espiritualmente em equilíbrio com a razão. Através do voo, nas alturas, ampliando a visão, aproximamos da espiritualidade, encontrando a própria essência podendo visualizar todo o caminho percorrido para o autoconhecimento sem esquecer da realidade em que se encontra. Também é a representação do Grande Pássaro Trovão.
"No sistema de crenças das tribos norte-americanas, a Águia simboliza o estado de graça obtido por intermédio do trabalho árduo destinado à liberação dos poderes individuais latentes no âmago do ser. Somente depois de ter experimentado os altos e baixos da existência, sem esmorecer na fé da sua conexão pessoal com o Grande Espírito, é que o indivíduo pode obter o “direito de aprender” – estar apto – a utilizar a magia de cura da Águia". - Wohali Terapias
Enfim, sabe-se que as águias vivem aproximadamente 30 anos, de acordo com sua espécie. São grandes predadoras de roedores e serpentes equilibrando o ecossistema, existem mais de 70 espécies, de acordo com Willian Menq.
Evidencia-se portanto, que a Águia é um animal esplendoroso e transborda força, sabedoria, poder e renovação. Por isso, símbolo utilizado muitas vezes em encontros que abordam questões motivacionais e autoconhecimento e sim, pode ser utilizada em situações de superação expandindo a percepção de si mesmo.
Li Alves
Terapeuta Holística
CRTH-BR 3227
https://ssintonize.com
Comments